segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A mudança não parte dos outros e sim de nós.

Olá colegas, tudo bem? Comigo, tirando a responsabilidade da primeira postagem não poderia estar melhor.. Bem, para a primeira postagem escolhi falar sobre o porque e para que da criação do blog, quais temas ele irá tratar e como serão abordados pelo mesmo.

Já tem um tempo que estou desejando criar um blog que falasse sobre temas que me cativam, entre eles História e Educação. No entanto, até esse semestre, apenas havia conversado com alguns colega sobre a idéia, mas não tinha nada em concreto.. Enfim, faltavam vontades, motivos e parcerias.

Contudo, as incertezas cresceram, e com elas, felizmente, o desejo de resiliência e de agir se faz cada vez mais presente. Foi então, que conversando com o colega e parceiro de empreitada Sérgio que resolvemos consultar nosso "Oráculo", digo Coordenadora e Mestre Viviana sobre nossas idéias, ela (como sempre) nos apoiou a participar e a sermos mais presentes na caminhada do curso, citando exemplos de sucesso como um jornal mensal feito por acadêmicos já formados. Porém, nessas discussões o "Cronos", a falta de tempo e correria dos desencontros da rotina, aparecia como um obstáculo sempre prestes a nos devorar. Nesse intuito, pensando em uma solução, encontramos o nosso "Zeus" na internet, mais precisamente na ferramenta do blog, o espaço transparente, democrático e rápido que precisávamos.

Portanto, as finalidades do blog vão além de abordar o cotidiano do curso e sobre História, desejamos trazer intercâmbios de conhecimentos sobre Educação, Pesquisa e Extensão, utilizando como metodologia a postagem, indicações e discussões abertas de notícias, historiografias, documentos, iconografias, resenhas, artigos, livros, filmes, entrevistas, etc. Ou seja, um pouco de tudo, mas tendo como norte compreender e discutir Educação e História em um caminho em que iremos construindo e transformando de acordo com a necessidade desta caminhada.

Também, aproveito essa postagem para convidar todos os acadêmicos do curso e simpatizantes nos temas e do blog a participar desse projeto que é Nosso e está aberto a todos desde as discussões, comentários, críticas até a postagem de trabalhos e idéias próprias! Para isso, é só utilizarem nosso pequeno fórum intitulado "Mesa Redonda" (a direita do blog) e ou entrarem em contato por e-mail (clicando no meu perfil) a fim de contribuírem de qualquer maneira (a exemplo, participar postando e ou com nas indicações de temas e encaminhamento de materiais, links, etc)!

Um comentário:

  1. Legal, cara, grande iniciativa!!!!
    Tenho muitas idéias e algum material para pesquisas que poderemos compartilhar futuramente...
    A produção de informação, assim como a discussão, é extremamente importante como forma de desenvolver o conhecimento.

    Tenho certeza que este blog se tornará uma importante ferramente para nosso curso e, quiçá, outras áreas relacionadas direta ou indiretamente com a história e a educação...

    ResponderExcluir