quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Conflito Palestino-Israelense

Boa tarde, hoje (dia 03 de novembro) ocorrerá a palestra sobre o conflito Palestino-Israelense a ser ministrada pelo convidado, descendente de palestinos, Nades Alves Bajah no auditório da ULBRA/Gravataí as 19:30.


No intuito de contextualizar, segue um breve texto organizado por nossa coordenadora e mediadora do evento Viviana Benetti sobre a temática do evento:

BREVE HISTÓRICO SOBRE O CONFLITO ISRAEL e PALESTINA

O Conflito Palestino-Israelense é um dos maiores Impasses políticos da atualidade. Nesta região do Oriente Médio há uma  disputada de territórios por povos de mesma origem étnica. 

Em 1947, uma resolução da ONU propôs a divisão da Palestina em dois Estados: um judeu (Israel) e outro árabe-palestino. Em 1948, fora criado Israel e desde então os Palestinos aguardam a criação do seu Estado. 

Durante os últimos 50 anos a região foi palco de conflitos, atentados e várias tentativas de paz. Lideres Palestinos (Yasser Arafat) e Israelenses (Yitzahk Rabin) assinam acordos de paz em 1993.

Atualmente as ocupações de territórios palestinos por israelenses se intensificam distanciando os acordos de paz. 

Em maio de 2011, o presidente dos EUA Barak Obana, em visita ao Oriente Médio, pede que Israelenses e Palestinos façam concessões para a criação de um Estado Palestino.
O Presidente da Autoridade Palestina Mahmud Abbas, Em 23 de setembro de 2011,  entrou com pedido de adesão do Estado Palestino às Nações Unidas. Enquanto que o primeiro Ministro de Israel, Benjamin Natanyahu, considerou que os palestinos desejam um Estado, mas não estão preparados para paz.

O Conselho da Organização das Nações Unidas (ONU) marcou para amanhã (28 de outubro) a sessão em que discutirá o pedido da Autoridade Nacional Palestina (ANP) para a criação do Estado da Palestina. Estados Unidos e Israel, negaram o pedido de adesão.

As negociações para a criação do Estado Palestino estão hoje no centro das atenções políticas mundiais.

A temática é de extrema importância para os acadêmicos de todos nossos cursos e possivelmente será do ENADE. 

Esperamos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário