sábado, 17 de setembro de 2011

A ESTAMPA DO PAMPA

 

Boa tarde, é com orgulho que venho divulgar mais um projeto do Núcleo de Patrimônio e Memória do curso de História da ULBRA, campus Gravataí, o qual vem desde o dia 14 com a mostra, aberta ao público, "A Estampa do Pampa" divulgando seus trabalhos do projeto de extensão "A Origem do Gaúcho". A exposição possibilita além da apreciação dos banners e imagens na Área de Convivência do campus de Gravataí agendar visitas guiadas pelos graduandos participantes do projeto que estará disponível a visitação até o dia 30 de setembro.

Acadêmicos pesquisando no laboratório de História da ULBRA Gravataí.
O Projeto de extensão “A Origem do Gaúcho”, vinculado ao Núcleo de Patrimônio e Memória do Curso de História da ULBRA Gravataí, tem por  objetivo levar às escolas das redes municipais, estaduais e privadas o conhecimento da formação da identidade do gaúcho e o papel da literatura neste processo de construção. As atividades são desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de História, os quais realizam estudos e pesquisas em fontes primárias e secundárias,  sobre a temática, além de visitas à espaços de memória. Após, os acadêmicos elaboram um planejamento, juntamente com os recursos didáticos, os quais serão aplicadas nas escolas, em forma de oficinas. Não há a pretensão de se desconstruir o imaginário que se criou sobre o Gaúcho, mas oferecer aos educandos a oportunidade de conhecer suas raízes culturais. 

Pesquisa no 35 CTG em Porto Alegre
Durante as atividades com os grupos de alunos das escolas, os acadêmicos reforçam os elementos estudados sobre a cultura dos índios e europeus,  fazendo-os perceber a miscigenação. Destaca-se que a relação entre o europeu e a Índia resultou o “gaúcho”. Este não pertence a nenhum grupo, portanto será ‘livre’, trabalhará como peão, mas constrói através de seu trabalho,  elementos culturais que o identificam como o gaúcho. Os trabalhos das oficinas são encerradas através de atividades lúdicas, possibilitando aos alunos a percepção das origens culturais do gaúcho.

Alunos das escolas participam das oficinas e desenvolvem as atividades propostas sobre a cultura do gaúcho.

INFORMAÇÕES
Exposição: A ESTAMPA DO PAMPA
Quando: 14 a 30 de setembro
Onde: Área de Convivência da ULBRA, campus de Gravataí
Graduandos participantes: Adriane Luiza Narciso, Camila Raupp, Eliane Casagrande Athaide, Felipe Torres de Oliveira, Fernanda Santos da Silva, Gustavo da Silva Gonçalves,  João Batista Rodrigues Dutra, Leandro Seeger da Silveira, Marcelo Martinelli de Campos e Sérgio Martins da Silva.
Orientação: Prof. Me Viviana Benetti

Mais informações do projeto e da exposição direto na Coordenação do curso de História presencialmente ou pelo telefone (51) 3431-7677

Aproveite as comemorações da semana farroupilha e venha visitar a exposição.

Um ótimo feriado!

3 comentários: